segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Sistema digestivo

1-O alimento quando entra na boca é triturado pelos dentes e com a ajuda das glândulas salivares, que produzem saliva, é amolecido transformando-se numa pasta chamada bolo alimentar.


2-No esófago, através dos movimentos peristálticos, o bolo alimentar é empurrado para o estômago.
3- No estômago, o bolo alimentar fica sujeito a contracções e distensões musculares da sua parede que geram movimentos que o vão misturando com o suco gástrico, segredado pelas glândulas gástricas existentes na zona interna da parede do estômago, transformando-se num líquido espesso e esbranquiçado chamado quimo. Esta transformação é lenta e pode demorar cerca de 2 a 3 horas. Em seguida o quimo passa do estômago para o intestino delgado.
4-O intestino delgado é uma porção do tubo digestivo onde ocorre grande parte da digestão, porque aí os alimentos estão sujeitos á acção de 3 substâncias digestivas – a bílis, o suco pancreático e o suco intestinal -, que se misturam com eles, devido ás contracções musculares da parede do intestino. Depois de isto ocorrer o quimo transforma-se num líquido leitoso - o quilo
5- No intestino delgado os nutrientes que constituem o quilo atravessam as suas paredes e passam para o sangue e para a linfa ocorrendo a absorção.
6- As substâncias que não foram absorvidas no intestino delgado passam para o intestino grosso. Neste ocorre uma grande absorção de água e de alguns minerais para o sangue, ficando os resíduos mais ou menos sólidos. Estes constituem as fezes, que serão evacuadas posteriormente para o exterior pelo ânus.
7-Em média, as fezes chegam ao recto, no fim do intestino grosso, cerca de 12 horas depois dos alimentos serem engolidos.









Trabalho realizado por:
- Diogo Moreira,nº: 8 Turma: 6º D
- José Raul Carvalho, nº 15, Turma: 6º D

Sem comentários:

Enviar um comentário